Elevadores de Canecas
São mecanismos destinados ao carregamento de cargas a granel em percursos verticais, inclinados ou na horizontal, consistindo em um par de corrente sem fim ou correia no qual são fixadas as caçambas rigidamente ou com liberdade de rotação.
Em geral, usados como elevadores de alimentação e descarga automática. Raramente são usados na horizontal. Existem modelos portáteis para baixa elevação da carga.
- Verticais: canecas espaçadas;
- Inclinados: canecas contínuas;
- Horizontais: canecas basculantes;
Em geral, como elevadores de alimentação e descarga automática, ou não, de materiais a granel, líquidos ou pastosos, de qualquer tipo e em diversas condições de atividade química ou temperatura. Sua descarga pode ser:
- Descarga centrífuga: montados com canecas espaçadas e alimentadas por uma boca de carga na sua parte inferior. Descarga feita através da força centrífuga gerada pela rotação do sistema. Para materiais graúdos com livre escoamento.
- Descarga positiva: montados com canecas espaçadas, contam com um dispositivo na polia superior que força as canecas a virarem inteiramente para baixo, para efetuar a descarga. Para materiais pegajosos ou frágeis (como em indústria alimentícia, por exemplo).
- Caçambas contínuas: montados com canecas sem espaçamento, o material , ao atingir a polia superior, embarca na caneca precedente, ainda na boca de carga. Podem ser de descarga externa (materiais pesados e/ou abrasivos), de descarga interna (materiais não abrasivos, como produtos de estampagem e fundição), ou de supercapacidade (caçambas para materiais grandes e pesados).