Plataformas Elevadoras
São dispositivos para transferência de carga, em volume, entre desníveis. São compostas por um plataforma (com dispositivo de inclinação ou não) provida de mecanismos de elevação.
Existem 3 tipos: niveladoras, elevadoras hidráulicas e autocarregadoras; podem ser ainda de mesa fixa ou basculante.
O acionamento pode ser manual (mecânico ou hidráulico, para cargas até 1t.), ou por motor: acionamento eletro-hidráulico, eletro-mecânico (raro) ou de combustão interna-hidráulico.
Podem ser fixas, móveis ou acopláveis a caminhões. Comportam também tipos especiais de mesa, conforme a aplicação específica.
- Niveladoras: são formadas por uma chapa metálica ligada a um sistema de contrapeso, que serve para elevar e nivelar a altura. Para ajustar, basta levantar a plataforma com auxílio de uma alavanca colocada junto ao peso, que conjuga o esforço do operador com o esforço do contrapeso. Também podem ser acionadas por mola ou por conjuntos eletro-hidráulicos.
- Elevadoras hidráulicas: servem para o uso em tandem, na elevação de equipamentos longos como tubos, trilhos, pontes rolantes, etc., com um simples toque de botão. Dotadas de grandes suportes na base e projetadas à prova de falha, para evitar quedas livres no caso da falta de energia ou falta de componentes. Seu piso é antiescorregadio e uma placa de segurança evita deslocamento e a queda de pequenas peças e ferramentas. Podem ser adaptadas ao chassi de veículos para facilitar carga e descarga em grandes alturas.
- Autocarregadoras: são plataformas instaladas na parte posterior de veículo que basculam de uma posição horizontal sobre o piso até a vertical, onde substituem o tampo posterior da carroceria. Um veículo que possui este equipamento efetua carga e descarga com facilidade e dispensa os equipamentos de movimentação do terminal de carga.
Utilizadas em locais onde haja desníveis serem vencidos por cargas de difícil manuseio: paletes, equipamento pesado, contentores, etc. São aplicáveis na colocação e retirada de ferramentas em prensas, máquinas operatrizes de equipamentos pesados e, raramente, para colocação de materiais em estanterias e estruturas porta-paletes. São utilizadas também para elevação de cargas a alturas relativamente pequenas, como a altura de uma mesa ou carroceria de um caminhão. Elevam equipamentos longos como tubos ou trilhos.
Exemplos de utilização:
- basculamento;
- levantamento e basculamento de veículos com material a granel;
- com a adaptações podem ser usadas para bobinas, tambores, esferas, etc.;
- em lugares com pouco espaço;
- em docas de prédios.