Buscar:

VAP Comercial, Projetos e Sistemas

Tecnologia e qualidade em movimentação e armazenagem de materiais

Plataformas Elevadoras

Descrição

São dispositivos para transferência de carga, em volume, entre desníveis. São compostas por um plataforma (com dispositivo de inclinação ou não) provida de mecanismos de elevação.

Características e Tipos

Existem 3 tipos: niveladoras, elevadoras hidráulicas e autocarregadoras; podem ser ainda de mesa fixa ou basculante.

O acionamento pode ser manual (mecânico ou hidráulico, para cargas até 1t.), ou por motor: acionamento eletro-hidráulico, eletro-mecânico (raro) ou de combustão interna-hidráulico.

Podem ser fixas, móveis ou acopláveis a caminhões. Comportam também tipos especiais de mesa, conforme a aplicação específica.

Usos e Aplicações

Utilizadas em locais onde haja desníveis serem vencidos por cargas de difícil manuseio: paletes, equipamento pesado, contentores, etc. São aplicáveis na colocação e retirada de ferramentas em prensas, máquinas operatrizes de equipamentos pesados e, raramente, para colocação de materiais em estanterias e estruturas porta-paletes. São utilizadas também para elevação de cargas a alturas relativamente pequenas, como a altura de uma mesa ou carroceria de um caminhão. Elevam equipamentos longos como tubos ou trilhos.

Exemplos de utilização: